segunda-feira, 9 de abril de 2012

Teoria da Persuasão

   A teoria da persuasão vem logo em seguida, e diferentemente da teoria hipodérmica, se baseia nos aspectos psicológicos e defende que a mensagem enviada pela mídia, não é assimilada instantaneamente pelas pessoas. Esta é uma teoria de persuasão, pois segundo a mesma, o indivíduo tende a se interessar somente por informações que já estejam inseridas em seu contexto e de seu agrado. O modelo de comunicação estimulo - resposta da teoria hipodérmica, continua presente na teoria da persuasão, porém com a adição do fator psicológico, passando a ter sua fórmula como estímulo – fatores psicológicos – resposta. Assim a abordagem de estudo passa a ser direcionada , com o objetivo de entender qual a melhor maneira de aplicar a comunicação com sucesso persuasivo. Sendo parte das pesquisas administrativas da escola americana, a teoria da persuasão foi aplicada como suporte para campanhas eleitorais, informativas, propagandistas e publicitarias. Em relação a audiência, a teoria da persuasão destaca o interesse do individuo em querer adquirir informação, isto quer dizer que para que haja sucesso em uma campanha deve haver o interesse do publico em saber mais a respeito do a assunto transmitido. Além disso, para a teoria, os indivíduos não se expõe totalmente aos meios de comunicação de massa, existem barreiras pré-existentes. O sujeito tende a guardar somente aquilo o que interessa em detrimento do que não o agrada. Conclui-se que a teoria da persuasão afirma que existe influencia da comunicação nas escolhas dos indivíduos, mas que isso depende do esforço do emissor em atender a atenção do publico alvo.

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