Com o fim do período de guerras, a teoria hipodérmica se tornou obsoleta, já que não tratava dos aspectos sócias e psicológicos das pessoas.Com a queda da teoria hipodérmica, surgiu o modelo de lasswelll, elaborada pelo cineasta politico Harold Lasswell em 1948. Este novo modelo, tinha como base a teoria hipodérmica apesar de apontar várias falhas nessa teoria. Segundo o modelo de lasswell, são necessárias cinco perguntas para a compreensão correta das mensagens midiáticas, “Quem ? Diz o que ? Através de que canal ? Para quem ? Com que efeito ?”. Com as respostas dessas perguntas, a mensagem estará clara e completa. Além disso, a teoria traz três novas premissas para o processo de comunicação de massa. 1º) Este é um processo assimétrico em que um emissor ativo gera um estimulo para uma massa ativa que reage a este estimulo. 2º) A comunicação é intencional e tem como um objetivo a manipulação. 3º) Os papéis de comunicador/destinatário são isolados e independem das relações sociais. Para Lasswell, a audiência é um conjunto de classes etárias, de sexo, de poder econômico, etc. Lasswell não dava importância as relações informais entre as pessoas, pois acreditava que estas não tinham influência no resultado de uma campanha midiática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário