segunda-feira, 9 de abril de 2012
Análise de Propaganda
Essa é uma propaganda bem criativa, sendo explorado a famosa personagem Margie Simpson. Notá-se que o seu famoso cabelo, se transforma ficando liso e sedoso após o uso do creme anti-frizz da Dove, para que as pessoas tenham ideia do poder do produto.
Teoria dos Efeitos Limitados
A teoria dos efeitos limitados, surge após a teoria da persuasão e se baseia na mesma. Ela deduz que a mídia tem influência limitada na sociedade por ser somente um instrumento de persuasão. Segundo a teoria a mídia tem a mesma forma que outras instituições como igreja, política, escola etc.. , passando por diversos filtros de caráter social do individuo antes de ser absorvida. Essa teoria é composta por duas correntes 1º) o estudo da composição diferenciada do publico, 2º) a percepção de que a eficácia do meio de massa só é susceptível em seu contexto social. Portanto, essa teoria aos processos de formação de opinião. Ela também contribui para o desenvolvimento do modelo two-step flow e da influência dos lideres formadores de opinião nas pessoas. Com tudo isso, a teoria dos efeitos limitados, chega a conclusão de que os efeitos, antes atribuídos a uma esfera individual, agora passam a estar direcionados a uma rede de relações entre as pessoas.
Teoria da Persuasão
A teoria da persuasão vem logo em seguida, e diferentemente da teoria hipodérmica, se baseia nos aspectos psicológicos e defende que a mensagem enviada pela mídia, não é assimilada instantaneamente pelas pessoas. Esta é uma teoria de persuasão, pois segundo a mesma, o indivíduo tende a se interessar somente por informações que já estejam inseridas em seu contexto e de seu agrado. O modelo de comunicação estimulo - resposta da teoria hipodérmica, continua presente na teoria da persuasão, porém com a adição do fator psicológico, passando a ter sua fórmula como estímulo – fatores psicológicos – resposta. Assim a abordagem de estudo passa a ser direcionada , com o objetivo de entender qual a melhor maneira de aplicar a comunicação com sucesso persuasivo. Sendo parte das pesquisas administrativas da escola americana, a teoria da persuasão foi aplicada como suporte para campanhas eleitorais, informativas, propagandistas e publicitarias. Em relação a audiência, a teoria da persuasão destaca o interesse do individuo em querer adquirir informação, isto quer dizer que para que haja sucesso em uma campanha deve haver o interesse do publico em saber mais a respeito do a assunto transmitido. Além disso, para a teoria, os indivíduos não se expõe totalmente aos meios de comunicação de massa, existem barreiras pré-existentes. O sujeito tende a guardar somente aquilo o que interessa em detrimento do que não o agrada. Conclui-se que a teoria da persuasão afirma que existe influencia da comunicação nas escolhas dos indivíduos, mas que isso depende do esforço do emissor em atender a atenção do publico alvo.
Modelo de Laswell
Com o fim do período de guerras, a teoria hipodérmica se tornou obsoleta, já que não tratava dos aspectos sócias e psicológicos das pessoas.Com a queda da teoria hipodérmica, surgiu o modelo de lasswelll, elaborada pelo cineasta politico Harold Lasswell em 1948. Este novo modelo, tinha como base a teoria hipodérmica apesar de apontar várias falhas nessa teoria. Segundo o modelo de lasswell, são necessárias cinco perguntas para a compreensão correta das mensagens midiáticas, “Quem ? Diz o que ? Através de que canal ? Para quem ? Com que efeito ?”. Com as respostas dessas perguntas, a mensagem estará clara e completa. Além disso, a teoria traz três novas premissas para o processo de comunicação de massa. 1º) Este é um processo assimétrico em que um emissor ativo gera um estimulo para uma massa ativa que reage a este estimulo. 2º) A comunicação é intencional e tem como um objetivo a manipulação. 3º) Os papéis de comunicador/destinatário são isolados e independem das relações sociais. Para Lasswell, a audiência é um conjunto de classes etárias, de sexo, de poder econômico, etc. Lasswell não dava importância as relações informais entre as pessoas, pois acreditava que estas não tinham influência no resultado de uma campanha midiática.
Introdução e Teoria Hipodérmica
As teorias de comunicação surgiram para que as pessoas pudessem entender melhor como eu funciona as relações de comunicação entre elas próprias. Elas apareceram primeiramente a partir da primeira guerra mundial e ainda estão se renovando a cada instante. A primeira delas a surgir, foi a teoria hipodérmica criada pela escola americana na década de 30. Ela prega um modelo simples de estimulo-resposta, em que uma mensagem é enviada a uma massa, e que essa massa age de uma forma igual, de acordo com a mensagem. A teoria ficou conhecida também com teoria da bala mágica ou da agulha, pois se baseava na suposição que todo estimulo enviado a massa, terá a resposta desejada sem nenhuma resistência do receptor, como o disparo de uma arma ou uma agulha a perfurar nossa pele. Essa teoria surgiu em um período entre guerras, em que grande parte da população estava fragilizada e bastante suscetível a qualquer estimulo se encaixando perfeitamente com a teoria hipodérmica.
Incío: Apresentação
Para iniciar esse blog, vou falar mais sobre mim, me chamo Fernando, tenho 19 anos estudo Publicidade e Propaganda na Universidade FUMEC, e faço esse blog para um trabalho haha, espero me sair bem e que tire uma boa nota !!
Assinar:
Postagens (Atom)